Avatar de Fernanda de Mesquita

Spillo - Câmera Pinhole

por Fernanda de Mesquita 01/04/2014 05:34

Fernanda de Mesquita

Spillo é um projeto de câmera pinhole para filmes 35mm, desenvolvida em parceria com Pedro Aurélio Ferreira Rocha, que também cedeu sua impressora MendelMax para que pudéssemos produzir a câmera.
Ela é composta por locais para armazenar o filme e por uma câmara escura por onde o filme passa. Essa câmara tem um furo muito pequeno na parede oposta ao filme, que fica tampado até que a próxima foto seja registrada. Quando esse furo é aberto, através de um mecanismo previsto no projeto, a luz chega até o filme de maneira a formar uma imagem invertida.
Embora existam diversos projetos de câmeras pinhole feitas de lata, caixa de fósforo, entre outros materiais, o objetivo do projeto é redirecionar a lógica de funcionamento desse tipo de câmera para um âmbito aprimorado, se desvinculando da idéia de "experiência de sucata", passando a ser um produto mais duradouro, reutilizável e plenamente funcional.
Em contrapartida, a principal vantagem dos projetos de pinhole com sucata é a possibilidade de fazê-los em casa, de maneira relativamente simples e acessível. Então, a partir do momento em que o usuário tenha acesso a uma impressora 3D, essa vantagem é mantida. Mas além disso, a tecnologia de manufatura aditiva passa a possibilitar os usuários, de diversos âmbitos de atuação, a dispor de ferramentas que agregam valor ao produto, tanto do ponto de vista prático quanto estético.

#pinhole #objetos-3d #fotografia #camera

Felipe Lopes Poder imprimir sua própria câmera fotográfica é demais!!

Pedro Aurélio Rocha Muito bom!! Pena que não deu pra revelar aquelas fotos no Fundão a tempo, né?

Henrique Monnerat Fernanda e Pedro, parabéns pelo belo projeto!!