Avatar de Pedro Caetano Eboli

Proposta de mobiliário urbano faça-você-mesmo

por Pedro Caetano Eboli 26/04/2014 09:30

Pedro Caetano Eboli

Este projeto de mobiliário urbano faça-você-mesmo foi realizado como Projeto de Graduação no curso de Desenho Industrial - Projeto de Produto da UFRJ. O objetivo principal foi projetar um conjunto de mobiliário urbano - bancos e cadeiras de praça modulares - para que comunidades e cidadãos possam se reunir para montarem, eles mesmos, seus espaços coletivos, principalmente em locais onde o governo não foi capaz disso.

Ao montarem conjuntamente esse mobiliário os habitantes estreitam seus laços com outros vizinhos, criando um senso de comunidade, e ao agir diretamente sobre os espaços públicos os cidadãos se sentem empoderados e passam a ver os espaços públicos como seus. O projeto é de código aberto e prevê a possibilidade de mudanças (ou hacks) no projeto original, de forma que cada comunidade possa expressar seus valores e especificidades locais. O fato de privilegiar uma produção local traz um caráter sustentável ao projeto, isso sem contar a inovação social suscitada pela criação de um senso de comunidade.

Foi realizada uma cartilha explicativa (que pode ser baixada diretamente aqui) com o passo-a-passo de montagem desses mobiliários, desde o corte das peças, montagem e acabamento.

#empoderamento #comunidades #espaco-publico #inovacao-social #praca #parque #mobiliario-urbano #urbanismo-tatico #design-social #cidade #open-design #diy #sustentabilidade

Download livre.
Icone "Apoiar"Obter
Direitos do autor:

Domínio Público

Ajude a divulgar
Icon-flag Denunciar Design