Avatar de Beatrice Terço

ANEMON - Tecnologia Assisitiva para Jogos Eletrônicos

por Beatrice Terço 15/07/2014 19:59

Beatrice Terço

Anemon é um projeto de pesquisa, criação e desenvolvimento de controles de vídeo game adaptados para tetraplégicos, desenvolvido na disciplina de Projeto 6, orientado pelos professores Guilherme Xavier e João Victor Azevedo.
No decorrer da pesquisa, percebemos que já existe uma variada gama de tecnologia de suporte para comunicação de tetraplégicos mas ainda há muito pouco sendo desenvolvido em relação à tecnologia de jogos e expressão criativa. Sendo assim, o projeto cumpre o objetivo de atender as demandas crescentes do uso de console de video games por pessoas em situação de tetraplegia.

Os seus botões de comando se baseiam nos movimentos do corpo do usuário e sua construção é feita com materiais de baixo custo, para que o seu preço não seja um empecilho para as pessoas de baixa renda. Neste caso, o controle que está sendo apresentado é uma adaptação do controle que construímos para um rapaz de 33 anos que ficou tetraplégico há 13 anos. Os movimentos corporais que ele possui são os da cabeça, pescoço e ombros e o controle foi desenvolvido com quatro comandos principais: andar para a direita, para a esquerda, pular e correr. Os comandos direcionais, são acionados através de movimentos da cabeça e os de ação pelos ombros, adaptando o controle às necessidades especiais de seu usuário.

A ideia é que esse controle seja continuamente aperfeiçoado e possa ser futuramente adaptado para outras especificidades dentro da tetraplegia. Além disto, pretende-se com este projeto fomentar a criação de outros controles para pessoas com variados tipos de deficiências.

#tecnologia-assistiva #tetraplegia #games #puc-rio #life #joystick

5
pessoas querem que essa ideia vire realidade.
clique para apoiar e saber novidades desta ideia
Direitos do autor:

Todos Direitos Reservados

Ajude a divulgar
Icon-flag Denunciar Design