Avatar de André Ribeiro

ICON - Bicicleta Ergométrica

por André Ribeiro 26/08/2015 17:06

André Ribeiro

A bicicleta ergométrica ICON foi idealizada para que os usuários domiciliares não abandonassem a atividade física depois de algum tempo. A proposta foi a de criar um produto interativo, inteligente, integrado, conceitual e confortável (ICON). A tela touch screen promove uma relação usuário-máquina que dá ênfase à atividade física bem feita. Ela também proporciona personalizações atendendo a demanda de cada usuário.

O design foi pensado para ser atrativo, favorecendo a integração da bicicleta ao ambiente e evitar que esta acabe virando depósito de bugigangas ao longo do tempo.

Através da saída USB, bluetooth ou wifi é possível importar ou exportar dados (como textos, imagens, músicas, etc) ou até mesmo usar a porta USB para recarregar celulares, tablets e outros portáteis. Isso porque, parte da energia usada para pedalar é aproveitada para recarregar a bicicleta e pode também ser direcionada para outros fins. Você pode gerar energia através da bicicleta e usar em uma casa interativa.
As conexões (wifi, bluetooth, USB) permitem que as informações referentes ao desempenho ao longo de uma seção ou programa de exercícios sejam compartilhadas com um profissional da saúde. Um orientador físico, por exemplo, poderá alterar os exercícios baseado nos resultados obtidos como forma de respeitar as características individuais de cada usuário.
Será possível buscar atualizações, aplicativos, dicas e informações do fabricante. Também será possível simular um percurso, como um tour por lugares de Florianópolis, Rio de Janeiro, Paris, etc. Isso pode ajudar o usuário a cumprir os programas de exercícios sabendo que aquela atividade equivale a uma volta ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio, por exemplo.
Ou seja, é um produto pensado para ser uma central de orientação, integração e interatividade com saúde.

Desenho Industrial Registrado no INPI - DI 6803234-0 em 2008.

Desenvolvido durante a Disciplina de Desenvolvimento de Projeto de Produto II - 2007.
Autores: André Luiz Santos Ribeiro, Leandro Santos da Cruz Porto e Thiago Seixas Donadi.
Orientação: Hugo Backx.

André Ribeiro Na época deste projeto não tínhamos as tecnologias de touch screen difundidas como hoje. Portanto, é bem atual e ao mesmo tempo inovador para o período. Hoje, muitas outras inovações podem ser aplicadas ao modelo.

1
pessoa quer que essa ideia vire realidade.
clique para apoiar e saber novidades desta ideia
Direitos do autor:

Todos Direitos Reservados

Ajude a divulgar
Icon-flag Denunciar Design