Avatar de Henrique Monnerat

Submarino Neptuno

por Henrique Monnerat 15/09/2015 10:12

Henrique Monnerat

Se você observar submarinos convencionais projetados para uso em investigação marítima, é possível observar inúmeros pontos fracos no que se refere seus sistemas de controle, eficiencia energética e manobrabilidade.

O delicado eco-sistema marítimo também é confrontado com máquinas que poluem o ambiente com ruídos inerentes a própria natureza e modus operandi das hélices de propulsão. Por outro lado, sistemas ondulatórios de propulsão fornecem uma forma de locomoção muito adaptável, eficiente e extremamente silenciosa. Nos últimos anos foi possível observar em importantes instituições de pesquisa o aumento da investigação marítima atrás de sistemas biônico de propulsão aquática. O Massachusetts Institute of Technology está em processo de desenvolvimento de um robô modelado na forma de um peixe atum enquanto a Universidade de Saarbrücken está trabalhando em uma reprodução mecânica de uma barbatana de truta no entando é raro observar nesta área o desenvolvimento de propostas de design que façam a ponte entre pesquisa tecnológia e aplicação técnica.

O conceito de design desenvolvido para o submarino Neptuno, projeto de graduação de Henrique Monnerat na HfG Offenbach, com a sua unidade propulsão ondulatório representa um avanço e um exemplo de uma aplicação inovadora. Em contraste com os sistemas existentes acima referidos, as nadadeiras de condução do submarino Neptuno são concebidos para variar não só na frequência à qual elas oscilam, a amplitude e a fase, mas, mais importante ainda, nas suas características de flexibilidade o que as confere enormes vantagens hidrodinâmicas.

A ideia para este novo sistema de propulsão biônico surgiu no início da pesquisa ao observar-se que cada ser biológico marítimo passou por várias fases de adaptação no curso de sua evolução. Assim a otimização da natureza para diferentes condições de vida levou a várias formas e características. O trabalho de design teve seu início através da análise desses diferentes tipos de sistemas de locomoção biológica marítimas e suas respectivas propriedades favoráveis, a fim de assimilá-los em uma unidade de sistema de propulsão ondulatória. O conceito resultante é uma unidade de propulsão ondulatória que combina um sistema mecânico próprio aos musculos pneumáticos da empresa alemã Festo, capaz de variar sua flexibilidade e assim se adaptar, mimetizando várias formas hidrodinâmicas para sempre poder atingir a capacidade máxima em relação às condições em que se realizam.

O submarino Neptuno utiliza uma configuração de três desses sistemas biônicos para garantir manobras altamente precisas e aceleração eficiente, além das vantagens já conhecidas de sistema de propulsão ondulatórios já conhecidos. O projeto foi desenvolvido com o apoio financeiro e técnico da empresa Festo e não teria sido possível sem a orientação magnífica do professor e orientador Dieter Mankau.

#projeto-de-graduacao #hfg-offenbach #festo #bionica #biodesign

2
pessoas querem que essa ideia vire realidade.
clique para apoiar e saber novidades desta ideia
Direitos do autor:

Todos Direitos Reservados

Ajude a divulgar
Icon-flag Denunciar Design