Avatar de Henrique Monnerat

Fórmula Ar

por Henrique Monnerat 09/10/2015 18:31

Designoteca, Fab Social curtiram esse projeto

Henrique Monnerat

Um carro de brinquedo para baixar, imprimir em 3D e brincar.

O projeto do Fórmula Ar surgiu da necessidade da Prefeitura de Guarulhos de criar aulas mais interessantes e que combinassem ensinamentos curriculares e a tecnologia de impressão 3D.

Com isso em mente, imaginei e concebi este brinquedo que também é um exercício didático unindo conhecimentos de física e o pensamento criativo.

Em uma atividade de 2 horas, professores e alunos embarcam numa experiência criativa com a missão de idealizar, construir e testar um carro que funciona somente com o empuxo de um balão de ar.

O projeto acompanha templates de desenho, manual de instrução e arquivos 3D.

Além do material digital disponibilizado por mim aqui na minha designoteca, você precisará de: Bexigas de Ar e pregos de 2mm de diâmetro e 2cm de comprimento, papel para desenhar, uma impressora 3D.

Nota de segurança:
Este projeto é indicado para ser supervisionado por um adulto.

Versão atual do design: 1.0 - 08.10.2015

#aprendizagem #brinquedo #didatica #impressao-3d

alex salgado Olá Henrique, parabéns pelo trabalho. Sou professor de programação de computadores e desenvolvedor de software. Mas faços meus projetinhos Makers e tento passar aos alunos. Gostaria de saber, qual software você utiliza para modelar ou qual você indica? E também qual é o formato mais utilizado nas impressoras 3D? Grande abraço e parabéns novamente. Alex

Henrique Monnerat Olá Alex, obrigado. Eu usei para esse projeto o Autodesk Fusion 360, estou gostando por que roda também no Mac. Vale a pena experimentar, mas é mais complexo, orientado para designs com múltiplos componentes. O formato mais utilizado para impressão 3D é o .STL, a maioria dos programas CAD exporta esse tipo de arquivo. No Fórmula Ar, existe na Versão 1.0 um arquivo .STL para o corpo do veículo e um para as rodas. Grande abraço. Henrique

3D Criar Bacana Henrique! Parabéns! Seria interessante incluir os conceitos de física e matemática!