Avatar de Design UEL

Kity! adaptador multifuncional para crianças amputadas

por Design UEL 08/11/2012 12:20

Menção Honrosa

Design UEL

O equipamento pretende trazer de uma maneira lúdica, um sistema de auxílio às crianças portadoras de necessidades especiais, mais especificamente àquelas portadoras de amputações parciais de membros superiores.
Estas crianças enfrentam dificuldades para realizar atividades cotidianas, desde alimentação até o lazer. Desta forma, o produto tem por objetivo suprir a princípio necessidades pontuais das crianças de 2 a 4 anos.

O grande diferencial de produzir com a tecnologia de impressão 3D é a possibilidade de personalização das peças, tanto no aspecto decorativo, como relevo e grafismos no bracelete como no aspecto prático de planejar acessórios para atividades específicas.
O produto é um sistema composto por dois elementos: braçadeira, com suporte e as peças intercambiáveis para as atividades. O kit básico contém: quatro elementos, sendo que o bracelete possui ajustes de tamanho para o pulso, baseado nos padrões antropométricos das crianças brasileiras, juntamente com dois acessórios para atividade de alimentação e um para brincadeira de bolhas de sabão. Estes acessórios possuem curvatura adequada para o manuseio nesta faixa etária e são encaixados sob pressão, evitando problemas de desgaste.
Este produto é apenas o principio de uma cultura projetual que deve considerar como centro do processo o usuário, neste caso específico, realizar a inclusão de uma maneira divertida e não agressiva. Outras atividades podem ser incluídas com o desenvolvimento de acessórios específico.

Instruções de fabricação e uso dos arquivos:

As quatro peças devem ser impressas separadamente. Todos componentes são produzidos integralmente pela impressora 3D em material ABS

#inclusao-social #acessbilidade #uel #equipamento-infantil #ergonomia #criancas #design