Avatar de Émerson Pedroso

Casemod Lapras #CPBR7

por Émerson Pedroso 04/02/2014 09:47

Henrique Monnerat curtiu esse projeto

Émerson Pedroso

Eai pessoal, blz?

Meu Nome é Emerson, pra 7ª Edição da Campus Party Brasil, decidi levar o casemod do Pokemon Lapras.

Vou estar descrevendo a seguir os passos de forma resumida do que foi feito pra que esse projeto possa ter sido realizado.

1º Passo

Foi feita a exportação do objeto 3d do Lapras que estava em formato .skp (sketchup 8) para a extenssão .dxf (AutoCad).

Link do Arquivo 3d: http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EnuDXx67

Após ter feito a exportação, eu importei para o programa PEPAKURA (http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/), responsável pela conversão do 3D para o 2D, possibilitando assim a impressão do arquivo em papel.
O papel que usei pra imprimir foi SULFITE com GRAMATURA* de 180mg.

*A gramatura é a massa do papel expressa em gramas por metro quadrado (g.m-2)

Depois de impressa, recortei com tesoura e colei com cola Adesiva Superciano (Eu acho melhor que a superbond) para que pudesse assim toma r a forma em 3d novamente (Como visto nas fotos acima na galeria principal).

2º Passo

Para que o papel pudesse endurecer e não perder a forma original dele, passei 3 camadas de resina para fibra de vidro, passava uma vez esperava 1 dia e depois dava outra camada, e assim vai até dar 3 mãos de resina.

Depois cortei eles em varias partes: As patas, o casco e no pescoço. Assim poderia aplicar a fibra de vidro com maior facilidade.

Passei fibra de vidro e resina por fora e por dentro, para que ficasse bem firme, porem com isso ficou mais pesado também.

3º Passo

Depois de ter aplicado a fibra em todas as partes, juntei elas com a própria fibra de vidro para que pudesse passar a massa plástica por cima e dar o acabamento.

Usei a Massa plástica de 1kilo da Anjo com catalisador liquido, depois de aplicar a massa em pequenas quantidade com a espátula, lixei as partes maiores e com maior facilidade com lixa de ferro 80 e depois com lixa d'água 200 pra poder ficar mais bem acabado, e com partes com lugares mais difíceis de passar a lixa, lixei com micro retifica.

4º Passo

Com ele já todo lixado, apliquei o PRIMER para poder preparar para a pintura.

As tintas que foram usadas foram Automotivas e sintéticas, no total foram usadas 5 cores, Cinza Lobo, Azul Piscina, Azul Olímpico, Bege Trigo e Vermelho.
Para os detalhes dos olhos em branco e preto, usei spray de tinta sintético brilhante, eu espirrava um pouco da tinta em uma sacola e usava a tinta com um pincel para poder fazer a pintura, já que os olhos usariam pouca tinta, comprei em spray pra poder economizar.

5º Passo

Depois da pintura finalizada, foi colocado as peças do computador dentro, pra que elas ficassem bem acomodadas, foram presas com cola quente e cola Adesiva, pra apoiar a placa mãe, usei uma base de gabinete velho e o hd usei uma base de notebook velho também.

Antes de Pintar, fiz dois furos com serra-copo na frente e atrás para que os cabos da fonte e do monitor e rede pudessem entrar, também fiz varios furos na frente dele no peito e mais furos na lateral dele para que pudesse colocar os cooler, foram 2 coolers na frente entrando ar e dois na lateral saindo ar quente da placa mãe.

Também fiz alguns furos no céu da boca dele, por que coloquei uma caixa de som dentro da cabeça que emitia o som do lapras, e também mais um detalhes o botão de ligar o computador, aloquei no próprio lapras, se vocês perceberem tem uma espécie de botão em uma das elevações do casco.

Considerações

O projeto demorou 4 meses pra ficar pronto, acho que demorou por que foi minha primeira vez que trabalhei com esse material, e assim perdi muito tempo com muitos problemas que ocorreram ao longo do projeto.

Foi gasto em torno de 1100 reais em todo projeto incluindo a base, sem a base ficou uns 900 reais, mais poderia ter saído mais barato, já que gastei muito material a toa por conta da falta de experiência kkk.

Sei que poderia ter feito de vários outros jeitos, usando outros métodos melhores e tal, mais no próximo projeto irei tentar gastar menos material kk e ter um melhor acabamento :D

Queria Agradecer aqui o Renato Lauriano e o Alexandre Casemonstro, que foram que me ajudaram muito com dicas e macetes de como poderia fazer e que me ajudaram muito, deixo aqui um muito Obrigado :D

Qualquer dúvida deixe ai nos comentários que teria o maior prazer de tentar tirar.

Até o Próximo Projeto \o

#casemod #cpbr7 #pokemon #lapras

Download livre.
Icone "Apoiar"Obter
Direitos do autor:

Domínio Público

Ajude a divulgar
Icon-flag Denunciar Design